
Somadas, audiências diárias das páginas oficiais de 29 equipes nacionais equivalem à visitação do site do clube inglês.
Um levantamento feito pelo jornal "Folha de São Paulo" revelou que a atração que os clubes brasileiros exercem on-line está muito longe do apelo popular que demonstram no mundo off-line. Enquanto o Manchester United tira cerca de 20% de seu faturamento total por temporada com transações pela internet, como produtos licenciados e venda de ingressos, os clubes brasileiros demonstram que ainda estão engatinhando quando o assunto é a grande rede.
Os principais times brasileiros têm, segundo o Datafolha, um contingente superior a 100 milhões de torcedores. Estimativa do Ibope que leva em conta apenas o acesso residencial mostra que 31% da população brasileira (que beira os 200 milhões) ingressa regularmente na internet. O Manchester United, somente no mês de agosto, teve um tráfego diário em seu site oficial de 1,7 milhão de visitantes únicos, mesmo números dos brasileiros.
Como exemplos, podemos citar o São Paulo. Tido como exemplo de gestão moderna, admitiu que hoje, sua página oficial é defasada, mas assim como Atlético-MG, Sport e Vasco da Gama, declararam que pretendem modificar sua estratégia na rede. ior ainda faz o Santa Cruz, que não tem site oficial e deu aval a um grupo de torcedores para se apresentar como tal. O site Coralnet, que não é administrado pela equipe pernambucana, está entre os mais acessados do país.
Vale lembrar que os números variam de acordo com os acontecimentos ocorridos nos clubes. Em dezembro de 2006, o Inter teve um milhão de visitas, na época que o clube conquistou o título do Mundial de Clubes no Japão. Em julho, o Palmeiras chegou a ter o site de time mais acessado do país enquanto negociava a contratação do atacante Vagner Love. Veja abaixo a lista dos clubes:
CONFIRA A LISTA DOS 29 CLUBES BRASILEIROS:
Corinthians - 290 mil
Palmeiras - 220 mil
Internacional - 160 mil
Flamengo - 150 mil
Vasco - 110 mil
Cruzeiro - 93 mil
São Paulo - 93 mil
Grêmio - 90 mil
Fluminense - 63 mil
Atlético-MG - 62 mil
Bahia - 39 mil
Atlético-PR - 39 mil
Santa Cruz - 33 mil
Coritiba - 32 mil
Vitória - 27 mil
Sport - 25 mil
Goiás - 22 mil
Avaí - 22 mil
Botafogo - 17 mil
Fortaleza - 15 mil
Ceará - 14 mil
Figueirense - 14 mil
Náutico - 13 mil
Barueri - 11 mil
Paraná Clube - 10 mil
Ponte Preta - 9,5 mil
Guarani - 8 mil
Juventude - 6,5 mil
Santo André - 5 mil
*O Santos não possui domínio próprio - está hospedado em um portal. Por isso, a Folha não obteve o acesso. Segundo o clube, o índice é de 21 mil por dia.
CONFIRA A LISTA DA EUROPA
Manchester United - 1,7 milhão
Real Madrid - 1,6 milhão
Arsenal - 1,3 milhão
Inter de Milão - 1 milhão
Barcelona - 920 mil
Milan - 820 mil
Chelsea - 670 mil
Nenhum comentário:
Postar um comentário