
Brasil levantou seu primeiro caneco, a Copa Roca, em 27 de setembro de 1914.
Antiga história sobre o primeiro título da nossa seleção canarinho foi divulgada pelo site da CBF nos últimos dias. Achei importante colocar um pouco do passado e do começo da nossa vitoriosa seleção brasileira, pois nenm todos a conhecem. E contrasta bastante com últimos anos sofridos pelo nosso futebol.
A Seleção Brasileira disputou a sua primeira competição no exterior, a Copa Roca, em 1914, em, um jogo decisivo contra a Argentina. A taça foi uma doação do general Julio Roca, ministro das Relações Exteriores da Argentina, e tinha como objetivo fortalecer a cordialidade esportiva entre os dois países.
Antes do jogo válido pela disputa da Copa Roca, o Brasil realizou o seu primeiro amistoso internacional contra a própria Argentina, sendo derrotado por 3 a 0. No dia 27 de setembro de 1914, a Seleção Brasileira entrou no campo do Gymnasia Y Esgrima para disputar sua primeira partida oficial contra uma federação estrangeira.
Os argentinos, mais experientes em jogos internacionais, davam como certa a vitória, principalmente em função do êxito conseguido dias antes. Acontece que, na partida amistosa, não havia participado um baixinho chamado Rubens Salles - foi exatamente ele o autor do gol que nos deu a primeira vitória em partidas oficiais e, em conseqüência, o primeiro título internacional.
O gol aconteceu aos 13 minutos do primeiro tempo. Rubens Salles deu chute indefensável de fora da área. A bola subiu, pegou efeito e enganou o goleiro Rithner. Nesta partida aconteceu um fato que entrou para a história dos confrontos entre Brasil e Argentina. Aos 21 minutos do segundo tempo, o atacante Leonardi recebeu um lançamento de Izaguirre, dominou no peito, deu um sem-pulo e empatou a partida. O árbitro, que foi o brasileiro Alberto Borghert, validou o gol.
Antes que os brasileiros dessem a saída, no entanto, Leonardi se dirigiu ao árbitro, dizendo:
- Não valide o gol, senhor juiz, porque ajeitei a bola com a mão e não no peito.
Borghert apertou a mão do jogador argentino pela honesta atitude e ordenou a cobrança do tiro de meta. Após a partida, o embaixador brasileiro em Buenos Aires, Sérgio Dantas, fez o seguinte comentário: "O gesto foi tão sublime que o gol deveria valer por dois".
No retorno dos primeiros campeões com a camisa da Seleção Brasileira, uma multidão tomou o Cais do Porto, no Rio de Janeiro, para recepcionar os craques.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 1 x 0 ARGENTINA
Data: 27 de setembro de 1914.
Competição: Copa Rocca.
Local: Estádio do Club Gimnasia y Esgrima, em Buenos Aires (Argentina).
Público: 17.200 pagantes.
Árbitro: Alberto Borgerth (Brasil).
Gol: Rubens Salles aos 13.
BRASIL: Marcos de Mendonça (Fluminense-RJ), Píndaro (Flamengo-RJ) e Nery (Flamengo-RJ); Lagreca (A. A. São Bento-SP), Rubens Salles (Paulistano-SP) e Pernambuco (Fluminense-RJ); Millon (Paulistano-SP), Oswaldo Gomes (Fluminense-RJ), Friedenreich (Ypiranga-SP), Barhô (Fluminense-RJ) e Arnaldo (Paulistano-SP).
ARGENTINA: Juan José Rithner, Diomedes Bernasconi e Carlos Galup Lanús; Ricardo Naón, Ernesto Sande e Santiago Sayanes; Juan José Lamas, Roberto Leonardi, Antonio Piaggio, Carlos Izaguirre e Francisco Crespo. Técnico: Juan José Rithner (capitão).
Nenhum comentário:
Postar um comentário