História da entidade IFFHS



História dos duros anos de trabalho da principal entidade estatística de futebol, reconhecida pela FIFA.

Diversos anos de duro trabalho de preparação foram necessários antes que a IFFHS (International Federation of Football History & Statistics) fosse fundado. Um dos grandes obstáculos daquela época era a cortina de ferro que dividia a Europa no oeste e no leste. No começo Dr. Alfredo Pöge era quem dirigia a entidade. Ele contratou o Secretário Geral da FIFA, Dr. Helmut Käser, um senhor muito inteligente e que ficou fascinado pela idéia, mas recomendou que uma federação nesses moldes não deveria ser feita às pressas, com correria e requereria vários anos de preparação.

Após a FIFA dar seu aval para o início, as preparações foram empreendidas sistematicamente e discussões intensivadas, conduzidas com jornalistas de futebol de 15 países, a fim de pesquisar e documentar a história do futebol em todo o mundo. Deveria ser feito cronologicamente, com rigor científico e em detalhes mínimos. Não havia internet, cartas demoravam semanas para chegar no seus destinos e o contato pessoal não era possível todo o mês, sendo assim a Federação Internacional de História & Estatística do Futebol não foi fundada até 27 de março 1984 em Leipzig.

Problemas à parte, o Dr. Alfredo Pöge foi eleito o primeiro presidente do IFFHS. Membros da IFFHS de vários países tinham começado a pesquisar a história do futebol e competições nacionais de acordo com o que tinha sido acordado. Isso ocorreu durante anos de intensivas pesquisas, que eram trocadas por vários membros. Desta maneira, as histórias e estatísticas se tornavam cada vez mais precisas. Problemas de publicação também à parte, para o fim de 1987, a organização poderia contar com peritos de quase 50 países em todos os continentes

Em 1987, o presidente da organização teve a idéia de votar anualmente para escolher o Melhor Goleiro do Mundo, em que cada país teria direito a somente um voto. Com a chegada de patrocinadores tal prêmio se tornara tão viável de se realizar, que os próprios sugeriram também a escolha do Melhor Árbitro do Mundo. Ambas as honrarias anuais eram o sucesso do começo, e até hoje são organizadas e reconhecidas através do mundo. Em 1988, pensou-se na eleição oficial para Melhor Jogador do Mundo de cada ano, então fixou a Adidas como patrocinador e reteve a primeira votação do final daquele ano e começando no início de 1989.

O Dr. Alfredo Pöge resolveu organizar os prêmios em uma Reunião de Gala Anual para o Mundo do Futebol. O Secretário Geral da FIFA, “Sepp” Blatter, que estava presente, ficou impressionado com a organização e idéia, que no começo de 1991, FIFA e Adidas conduziram em conjunto a votação e honrarias, agora com o título de “FIFA Player”.

Em 1990 o Dr. Alfredo Pöge também pensou de planejar um Ranking mensal do mundo de clubes e discutiu a idéia sob quais aspectos eram necessários, com os membros da IFFHS nos vários continentes. Era importante considerar somente os resultados dos últimos 12 meses porque a grande movimentação dos jogadores influenciava no desempenho de uma equipe. Era também um pré-requisito que os cálculos fossem ajustados, de modo que no final do ano um clube de Europa e América do Sul, supondo cada um ganhasse todos seus jogos, ambos tivessem o mesmo número dos pontos no Ranking do Mundo de Clubes. Além disso, só seriam consideradas aquelas competições do clube prendidas sob o reconhecimento da FIFA, suas seis Confederações Continentais e nacionalmente pela associação de futebol (apenas duas competições por o país). Patrocinado pelo jornal semanal alemão Bild am Sonntag nos primeiros dois anos, o Ranking Mensal do mundo de Clubes envolve muito trabalho e milhões de cópias deles são publicados.

A IFFHS também quis publicar um Ranking de Países, baseado principalmente no desempenho das seleções nacionais, mas abandonou o projeto. As seleções comparativamente, jogavam poucos jogos anualmente e o número de partidas variava. Durante uma conversa no QG da FIFA, Sepp” Blatter perguntou sobre o projeto. Quando o Dr. Alfredo Pöge lhe disse que a IFFHS não estava mais interessado no projeto, a FIFA então, assumiu essa complicada questão e no ano seguinte publicou um ranking mensal do mundo das seleções nacionais, o FIFA World Ranking (Ranking do mundo de FIFA).
Segunda parte da maior entidade que documenta futebol, reconhecida pela FIFA.

Em 1999 os novos estatutos da IFFHS foram revisados pela área legal da FIFA e atualmente contém outras seguintes seções.
Fundação
A Federação Internacional da História de Futebol & Estatísticas (IFFHS) foi fundada em Leipzig março em 27, 1984, e está registrada no Escritório Real Dinamarquês do Estado. As regras propostas pela IFFHS são efetuadas de acordo com os relevantes estatutos da FIFA.
Objetivos
A IFFHS visa estabelecer uma documentação cronológica científica de futebol em todo o mundo e determinar registros autênticos de recordes no mundo em todas as áreas do futebol. Baseado em sua qualificação mundial a IFFHS também organiza votações globais e determina rankings anualmente no mundo.
Caráter
A IFFHS não permitirá nenhuma influência política, militar, religiosa, étnica ou nacional, e neste aspecto segue a FIFA e a ONU.
FIFA/IFFHS
As atividades da IFFHS são de acordo com as intenções e diretrizes da FIFA para a reprodução estatística do futebol do mundo. A IFFHS faz grande esforço para ir de encontro com a finalidade acima mencionada. A fim de uma troca de informações regular, informais e especiais, permitindo aspectos, tantos gerais, quanto específicos, de acordo com todos os objetivos relevantes para ambas as partes.

A IFFHS também se encarrega da legislação esportiva e outros aspectos técnicos onde a FIFA e a IFFHS devem alcançar um consenso, ou quando a IFFHS solicita à FIFA um conselho. Esta cooperação é baseada em uma forte confiança mútua, e a FIFA consulta ocasionalmente a IFFHS e a IFFHS apresenta idéias para FIFA para os respectivos campos nos quais trabalham. Tudo isso é perfeitamente normal e, certamente, necessário para que haja uma garantia se um banco de dados científico, autêntico e duradouro seja criado.

Mas estavam dando um passo maior que as pernas. Seguindo uma sugestão do Dr. Alfredo Pöge, todos os anos, desde 1991, a IFFHS premiou o Maior Artilheiro do Mundo. Somente são considerados aqueles gols em partidas internacionais “A”, fases finais de torneios olímpicos de futebol, jogos FIFA de Seleções, assim como as competições continentais e intercontinentais de clubes durante o ano. Outra vez seguindo uma sugestão de seu presidente, cada ano desde 1997, a IFFHS premia o Maior Artilheiro Mundial das Ligas Nacionais (1ª divisão) entre as 50 mais fortes do mundo em todos os continentes. As 50 melhores ligas são determinadas pelo Ranking Mundial de Clubes.

Também seguindo uma sugestão do Dr. Alfredo Pöge, cada ano desde 1996, a IFFHS tem votado para eleição dos Maiores Técnicos do Mundo, no entanto, não usando somente lista dos candidatos. A seleção é feita em duas categorias, Técnicos de Seleções e Técnicos de Clubes.

Em 1999, a IFFHS, com a ajuda de diversas equipes editoriais, realizaram um enorme projeto, com várias etapas, nomeado de Votação Oficial de Jogadores, Goleiros e Jogadoras do século de todos os seis continentes, que foram convidados e premiados na presença de diversos membros do comitê executivo de FIFA. Os jurados emitiram seus votos somente para seu próprio continente, e os 18 votos continentais levantaram um grande interesse em todo o mundo. No ano seguinte, baseado em uma lista de candidatos ordenados por um júri global, os Melhores Jogadores, Goleiros e Jogadoras do século foram votados para e premiados.

Após 15 anos de trabalho duro e dos muitos sacrifícios, a IFFHS ganhou renome internacional, com os meios de comunicação e jornalistas esportivos vendo cada vez mais que a realização do trabalho da IFFHS não é nenhum oponente para eles, mas a uma federação que tivesse muito a oferecer pelo mundo inteiro as pessoas, e que produzisse os dados, a informação e os registros autênticos que são úteis para o trabalho de todos. E neste aspecto, a internet contribuiu e muito.

Atualmente, o site da IFFHS é escrito em quatro línguas (inglês, espanhol, francês e alemão), e não é somente capaz de oferecer uma documentação autêntica, mas também é possível estabelecer recordes mundiais. A página é constantemente atualizada com dados, documentação gráfica, curiosidades e pequenas biografias, além das informações do começo do parágrafo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário