As malandragens da Globo


TV GLOBO FALSIFICA O ÁUDIO DO FUTEBOL PARA AGRADAR OS CORINTHIANOS

O Estádio da Ilha do Retiro tem capacidade para 36 mil pessoas, das quais 35 mil eram torcedores do Sport e apenas 1000 torciam para o Corinthians. "Nao pára, nao pára, nao pára!" Este era o canto da torcida organizada do Corinthians que se ouvia durante a transmissão da final da Copa do Brasil. Como é possível?

Tecnologia e engenharia de som. O áudio foi captado e divido em 3 canais - o do narrador, o da torcida do Corinthians e o geral do estádio. Entao, o diretor técnico aumenta o volume do canal da torcida do Corinthians e diminui o volume geral do estádio. Isto cria no telespectador a falsa idéia de que a torcida no estádio é do Corinthians e ajuda a audiência, de Sao Paulo, onde a maioria da populaçao é corinthiana.

Essa ajuda da técnica durou até o primeiro gol do Sport, pois a esmagadora torcida do Sport foi ao delírio e aí nao houve técnica que ajudasse o torcedor do Timao. Ainda mais depois do segundo gol. A narração de jogo de futebol é jornalística e não dramaturgia.

TV Globo refém da audiência do Corinthians
O Corinthians na segunda divisão criou ainda mais oportunidades para a audiência da Globo.

As críticas de jornalistas, formadores de opinião e até mesmo torcedores e telespectadores quanto a imprensa paulista de modo geral e a TV Globo são totalmente fundamentadas. A onipresença no tempo das mesas-redondas para informação sobre os clubes paulistas chega a incomodar quem o assiste. Não apenas isso. Quem não prestou atenção na "tristeza" da narração ao sair gol do Sport?

A TV Globo parece refém dessa audiência a ponto de mudar jogos e criar horários em sua grade para essa guerra dos pontos de audiência. O que pelo lado da emissora é válido, pois a arrecadação com publicidade e audiência aumentam seu faturamento. Porém, causa desconforto nos torcedores e até mesmo em jornalistas que buscam informar com total isenção e parcialidade as matérias, narrações e comentários.

O segundo jogo da final da Copa do Brasil entre Corinthians e Sport rendeu à Globo a maior audiência do ano de 2008 em transmissões de futebol até o momento. A partida fez com que a emissora tivesse média de 38 pontos e picos de 43. Cada ponto de audiência equivale a 54 mil domicílios na cidade de São Paulo. A maior praça da emissora. Os números explicam o amor pelo Corinthians?

Nenhum comentário:

Postar um comentário