Estádio Old Trafford completa 100 anos de idade



Um dos templos sagrados do futebol mundial está completando 100 anos neste dia 19 de fevereiro. O mítico Old Trafford, conhecido pela alcunha de “Theater of Dreams” (”Teatro dos Sonhos”) está comemorando seu primeiro centenário nesta sexta-feira. Hoje o símbolo do multinacional, poderoso, multicampeão United, é um dos maiores e melhores estádios do mundo, em especial do futebol europeu.

Inaugurado em 1910 em um jogo que o Manchester United saiu vencendo por 3×0 antes de levar 4×3 do arquirrival Liverpool, o Old Trafford não é mais a sombra daquele estádio que comportou 45 mil torcedores, a maioria em pé, e que substituia o acanhado Bank Street, primeira sede do clube. Já naquela época, o Old Trafford era um estádio modelo no então incipiente futebol profissional do século XX.

Um fato bastante interessante ocorreu na Segunda Guerra Mundial. Já com cobertura e capacidade de quase 50 mil torcedores, o estádio foi requisitado como depósito militar pelo Governo Britânico. Os alemães bombardearam ele duas vezes: na primeira em 1940, os danos foram moderados, mas comportados. Porém na segunda, em 11 de março de 1941, praticamente todo o estádio foi destruído. Somente em 1949, com muito esforço do clube e uma parte dos recursos provenientes de fundos de compensação por danos de guerra, o United voltou a jogar em casa.

Old Trafford hoje: o “Theater of Dreams” tem capacidade de 76 mil torcedores!
O estádio de lá para cá foi ampliado para 59 mil torcedores, depois 67 mil (final dos anos 90) e hoje tem capacidade oficial de 75.957, sendo o 11º maior da Europa e só perdendo para o estádio nacional de Wembley na Inglaterra. A taxa de ocupação em jogos do Manchester é soberba, superando os 99,9% (em 2006/07 a média no Campeonato Inglês foi de 75.826 torcedores por jogo).

O maior público é do jogo Manchester United. O estádio deve ser expandido para até 95 mil torcedores até o final desta década, se tornando o maior do país. Com tamanha taxa de ocupação, a fila de espera para se tornar um “season ticket holder” (sócio com ingresso garantido) tem passado facilmente dos quatro anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário