
O Internacional é o terceiro melhor time do mundo. A equipe colorada disputou esta condição diante do Seongnam Ilhwa na tarde deste sábado, em Abu Dhabi, no Mundial de Clubes FIFA. O Colorado bateu os sul-coreanos por 4 a 2, com gols de Alecsandro, duas vezes, Tinga e D'Alessandro. O colombiano Molina marcou os dois dos asiáticos.
A partida com o Seongnam encerrou a vitoriosa temporada colorada de 2010. O Clube terminou o ano como campeão da maior competição do seu continente: a Taça Libertadores da América. Feito que pode ser repetido no próximo ano, em que o Inter encara outra Libertadores e, conquistando-a novamente, voltará a disputar o título do Mundial FIFA. A Recopa Sul-Americana, o Campeonato Brasileiro e o Campeonato Gaúcho completam a lista de desafios do Inter em 2011.
Inter e Seongnam iniciaram o primeiro tempo com lentidão. As equipes preferiram se estudar antes de atacar, o que tornou morno os instantes iniciais do confronto valendo o terceiro lugar. Os primeiros cinco minutos foram justamente assim: muita troca de passes e congestionamento no meio-campo.
O primeiro lance de finalização foi do Inter. Aos 11min, Rafael Sobis cobrou escanteio e Wilson Matias subiu bonito para cabecear. A bola foi testada um pouco fraca e Jung segurou.
Primeiro gol do Inter no Mundial 2010
E logo o Inter foi agredindo pouco a pouco o adversário asiático, o que resultou no primeiro gol colorado no Mundial de Clubes FIFA. Nei, aos 14min, descolou Alecsandro pela direita. O camisa 9 cruzou na medida para Tinga, de cabeça, desviar para as redes, marcando o primeiro gol do Inter no jogo. O volante saiu para comemorar muito o seu 17º gol pelo Clube.
O gol esquentou o confronto. Logo depois de Tinga marcar para o Inter, Molina, aos 17min, aproveitou rebote e, de fora da área, bateu forte e colocado de canhota para o gol. A bola cutucou o travessão e saiu pela linha de fundo. Foi uma das poucas chegadas do time sul-coreano na etapa inicial.
A tentativa de resposta do Seongnam logo foi cessada pela equipe de Celso Roth. Aos 18min, Alecsandro recebeu dentro da área, de costas para o gol. O centroavante dominou e, de bicicleta, finalizou por cima. Sete minutos depois, D'Alessandro escapou pela esquerda e cruzou na linha de fundo. Alecsandro subiu para o cabeceio, mas errou em bola.
O centroavante estava com sede, buscando espaços para concluir e também fazer o seu gol. Alecsandro conseguiu o feito aos 26min, em um belo gol oriundo de uma jogada bem feita pela direita. D'Alessandro recebeu a bola na área e a soltou para Alecsandro, que bateu bonito de pé direito para as redes, 2 a 0! O jogador foi até o banco de reservas para comemorar o seu 53º gol no Inter com Pato Abbondanzieri e o restante do grupo.
Merecia mais um
O Inter dominou a outra metade do primeiro tempo. Com toques rápidos, o time colorado começou a usar muito bem os lados do campo, ora com Kleber, ora com Nei. Do lado esquerdo, D'Alessandro foi o auxiliar do lateral, criando boas jogadas. Do outro, Tinga atuava junto de Nei. O Seongnam teve ainda um jogador expulso. Tinga partia para o ataque e Suk Won jogou seu corpo no do volante colorado, praticando o antijogo. O sul-coreano já tinha amarelo e recebeu o vermelho.
A equipe de Roth armou ainda mais um lance para marcar. Aos 35min, em contra-ataque de alta velocidade, Kleber lançou D'Alessandro pela esquerda, que bateu para a área. Rafael Sobis dividiu com a zaga e a bola saiu por cima. Os asiáticos também conseguiram uma finalização, aos 38min, com Radoncic, mas Renan mostrou segurança. O camisa 11 recebeu passe dentro da área e bateu forte de esquerda para grande defesa do camisa 1 do Inter. Fim de papo no primeiro tempo, 2 a 0.
Etapa final
A dúvida se o Inter manteria o ritmo de jogo, que emplacou 2 a 0 no primeiro tempo, logo foi repudiada no início da segunda etapa. No primeiro minuto, Rafael Sobis cruzou e Alecsandro, de calcanhar, deixou para Tinga, que vinha de trás. A zaga sul-coreana se recuperou e afastou. Aos 3min, Alecsandro pegou rebote de fora da área e soltou a bomba de pé direito. A bola saiu à esquerda de Sung Jung.
D'Ale gol
O Inter chegou ao seu terceiro gol instantes depois. Aos 6min, Rafael Sobis foi lançado por Tinga pelo lado direito. O atacante rolou a bola para trás, onde estava D'Alessandro. O argentino ajeitou para o pé esquerdo e bateu colocado para o gol. A bola ainda cutucou a trave antes de entrar. Um belo gol do argentino, que balançou a rede pela vigésima vez com a camisa colorada.
Domínio colorado e o quarto do Inter
Aos 12min, Rafael Sobis foi lançado por Kleber sozinho, de frente para o gol sul-coreano. O camisa 11 invadiu a área e bateu rasteiro para grande defesa de Jung. O atacante sentiu a virilha no lance e teve que sair para a entrada de Giuliano. Oito minutos depois, D'Alessandro, de falta, em jogada ensaiada, lançou Kleber pela esquerda. O lateral cruzou na medida, mas o próprio Giuliano passou por ela. A zaga do Seongnam cortou mal e Alecsandro concluiu para fora. Aos 24min, Tinga passou no meio de dois jogadores sul-coreanos e bateu para grande defesa do goleiro Jung.
Era uma verdadeira blitz colorada, que merecidamente transformou-se em gol, o quarto do Internacional na partida. Nei, aos 25min, cruzou da direita para a esquerda. A bola passou por Tinga e Alecsandro, no local certo, na hora certa, bateu com tranquilidade para as redes, 4 a 0.
Dois gols de Molina não estragaram o triunfo
O jogo, a partir daí, praticamente definido, serviu para o Inter homenagear um goleiro multicampeão. Celso Roth chamou Pato Abbondanzieri para ingressar na partida no lugar de Renan. Foi a última partida da sua carreira, justamente com a camisa colorada. O Seongnam chegou ainda a marcar duas vezes com Molina, aos 37 e aos 47min, mas a vitória colorada já estava garantida, 4 a 2. Fim de papo! Inter, o terceiro melhor do mundo! Os jogadores foram agradecer toda a torcida colorada, que literalmente invadiu Abu Dhabi para ver o time no Mundial.
"O objetivo era entrar em campo para disputar a final, mas não deu. O futebol é assim. O carinho do torcedor é muito importante então esta vitória é para eles, que acreditaram em nós. Está todo mundo de parabéns, apesar de sem o título. Hoje demos uma demonstração de quem veste a camisa do Inter tem que ter muita garra", afirmou Alecsandro.
"Nós não esperávamos ser eliminados, mas paciência; é do futebol. Quando fomos campeões da América, logo depois, já tínhamos que treinar. Aqui também vai ser assim. Acabou o Mundial, teremos nossas férias, e depois é focar no ano de 2011, com várias competições", disse Rafael Sobis.
"Não gosto de despedidas. Não tenho palavras pelo apoio dos jogadores, da direção, de todos. Sinceramente foi um momento fantástico. Estou aqui há apenas dez meses e já tenho este carinho da torcida", afirmou Pato Abbondanzieri.
"Ganhamos o campeonato mais importante do continente, que é a Libertadores. Botamos isso na nossa cabeça: que, apesar da eliminação, somos vencedores. Conversamos e criamos este ânimo para o jogo de hoje. Por isso, vencemos para nós e para a torcida", falou Tinga.
"A diferença básica de hoje foi que concluímos, fizemos o gol. Acredito que, contra o Mazembe, estávamos mais firmes tecnicamente. Contra o Seongnam, foi um bom jogo e o Inter está acostumado a atuar desta maneira. A vida é assim. Erramos no primeiro jogo e hoje resgatamos uma parcela daquilo que viemos fazer no Mundial de Clubes FIFA: vencer", comentou o técnico Celso Roth.
"Passagem amarga, mas esta vitória nos colocou melhor do que estávamos antes. Jogamos bem e agora vamos voltar para a casa com melhores ânimos. Espero a torcida em Porto Alegre para nos recepcionar. Eu acredito que eles pensaram e sabem que o Inter é bicampeão da América e terá muitas competições para disputar no ano que vem", discorreu o vice de futebol, Fernando Carvalho.
"Era uma vitória que deveríamos fazer e fizemos, com uma boa vantagem. Começamos um pouco lento, mas logo depois dominamos o jogo. Agora é projetar 2011, pensando já na nova coquista da Libertadores da América", avaliou o assessor de futebol, Roberto Siegmann.
Internacional (4): Renan (Pato Abbondanzieri); Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Wilson Matias (Andrezinho), Guiñazu, Tinga e D'Alessandro; Rafael Sobis (Giuliano) e Alecsandro. Técnico: Celso Roth.
Seongnam Ilhwa (2): Sung Ryong Jung; Jae Sung, Suk Won, Chul Hong e Young Sun; Sung Hwan, Sung Kuk, Ho Young (Radoncic) (Jin Ryong) (Kwang Jin) e Molina; Dong Geon e Jae Cheol. Técnico: Tae Yong Shin.
Gols: Tinga (I), aos 14min do primeiro tempo. Alecsandro (I), aos 26min do primeiro tempo. D'Alessandro (I), aos 6min do segundo tempo. Alecsandro (I), aos 25min do segundo tempo. Molina (S), aos 37min do segundo tempo. Molina (S), aos 47min do segundo tempo.
Arbitragem: Michael Hester (Nova Zelândia), auxiliado por Jan Hendrik Hintz (Nova Zelândia) e Tevita Makasini (Tonga).
Cartões amarelos: Índio (I); Suk Won (S). Expulsão: Suk Won (S).
Local: Zayed Sports City, em Abu Dhabi (Emirados Árabes).
Torcida colorada deu show em Abu Dhabi...





Veja os gols:
MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA - 2010
FASE PRELIMINAR
Jogo 1 - 08/12 - 14:00 - Al-Wahda-EAU 3 x 0 Hekari United-PNG
QUARTAS DE FINAL
Jogo 2 - 10/12 - 14:00 - TP Mazembe-CON 1 x 0 Pachuca-MEX
Jogo 3 - 11/12 - 14:00 - Seongnam-COR 4 x 1 Al-Wahda-EAU
SEMIFINAIS
Jogo 4 - 14/12 - 14:00 - Internacional-BRA 0 x 2 TP Mazembe-CON
Jogo 5 - 15/12 - 15:00 - Internazionale-ITA 3 x 0 Seongnam-COR
DECISÃO 5º LUGAR
Jogo 6 - 15/12 - 12:00 - Pachuca-MEX (4) 2 x 2 (2) Al-Wahda-EAU
DECISÃO 3º LUGAR
Jogo 7 - 18/12 - 12:00 - Internacional-BRA 4 x 2 Seongnam-COR
FINAL
Jogo 6 - 18/12 - 15:00 - TP Mazembe-CON 0 x 3 Internazionale-ITA
Internazionale campeão do Mundial de Clubes da FIFA 2010
FASE PRELIMINAR
Jogo 1 - 08/12 - 14:00 - Al-Wahda-EAU 3 x 0 Hekari United-PNG
QUARTAS DE FINAL
Jogo 2 - 10/12 - 14:00 - TP Mazembe-CON 1 x 0 Pachuca-MEX
Jogo 3 - 11/12 - 14:00 - Seongnam-COR 4 x 1 Al-Wahda-EAU
SEMIFINAIS
Jogo 4 - 14/12 - 14:00 - Internacional-BRA 0 x 2 TP Mazembe-CON
Jogo 5 - 15/12 - 15:00 - Internazionale-ITA 3 x 0 Seongnam-COR
DECISÃO 5º LUGAR
Jogo 6 - 15/12 - 12:00 - Pachuca-MEX (4) 2 x 2 (2) Al-Wahda-EAU
DECISÃO 3º LUGAR
Jogo 7 - 18/12 - 12:00 - Internacional-BRA 4 x 2 Seongnam-COR
FINAL
Jogo 6 - 18/12 - 15:00 - TP Mazembe-CON 0 x 3 Internazionale-ITA
Internazionale campeão do Mundial de Clubes da FIFA 2010
Edições:
| Ano | Campeão | Resultado | Vice-campeão | Local |
|---|---|---|---|---|
| 2010 Detalhes | 3 – 0 | Sheikh Zayed Stadium, Abu Dhabi | ||
| 2009 Detalhes | 2 – 1 (pro) | Sheikh Zayed Stadium, Abu Dhabi | ||
| 2008 Detalhes | 1 – 0 | Estádio Internacional, Yokohama | ||
| 2007 Detalhes | 4 – 2 | Estádio Internacional, Yokohama | ||
| 2006 Detalhes | 1 – 0 | Estádio Internacional, Yokohama | ||
| 2005 Detalhes | 1 – 0 | Estádio Internacional, Yokohama | ||
| 2001 Detalhes | Torneio cancelado | |||
| 2000 Detalhes | 0 – 0 (4–3 pen) | Maracanã, Rio de Janeiro | ||
time lindo;torcida maravilhosa.....Parabens Inter....
ResponderExcluir