.jpg)
Pesquisa da TNS Sport aponta que mais de 95% dos fãs de futebol não deixariam de comprar algum produto ou serviço por ele ser patrocinador de um clube rival.
Na década de 80 a Coca-Cola fechou um contrato de publicidade com grandes clubes brasileiros; incluindo Grêmio e Internacional. Só que na hora de estampar a logomarca da empresa na camisa do Grêmio, um problema. A cor da Coca-Cola é vermelha e vermelho na camisa gremista de jeito nenhum. Mudavam a cor ou não tinha contrato algum. Logo, o contrato que era coletivo, fez com que a Coca-Cola permitisse ao Grêmio usar a estampa em preto.
Procedimento igual foi usado na Argentina, com o Boca Juniors, deixando de usar o vermelho - cor do arqui-rival River Plate. Em 1998, o Vasco perdeu a final do Mundia Interclubes para o Real Madrid, e torcedores do Flamengo lançaram a Fla-Madrid. Somente para este jogo.
Para a maioria dos torcedores, conquistar o coração de uma torcida ao firmar um patrocínio esportivo não significa figurar na lista negra da torcida adversária. Pelo menos é o que aponta uma pesquisa da TNS Sport. De acordo com o levantamento, apenas um a cada 22 torcedores (4,47%) afirma que não compraria um produto ligado a um time adversário. Já 95,53% dos entrevistados responderam que não deixariam de comprar algum produto ou serviço por ele ser patrocinador de um clube rival.
A pesquisa, que ouviu 7.001 pessoas em 14 estados do país e tem margem de erro de 1,1 ponto percentual, também indicou as empresas com maior recall entre os torcedores. A Nike, fornecedora de material esportivo da seleção brasileira, do Corinthians e do Flamengo, aparece em primeiro. A marca foi citada por 20,11% dos entrevistados. Completam a lista dos cinco primeiros Adidas, Coca-Cola, Skol e Brahma.
E para você, também não teria problema comprar produtos ou serviços patrocinados por um clube rival? Cruzeiro ou Atlético? Flamengo ou Fluminense? Vasco ou Flamengo? Bahia ou Vitória? Palmeiras ou Corinthians? Grêmio ou Internacional? Parece que pelo menos em termos de patrocínio, a rivalidade fica um pouco de lado...
AS 10 MARCAS MAIS LEMBRADAS:
| Marcas | Percentagem | |
| 1 | Nike | 20,11% |
| 2 | Adidas | 11,30% |
| 3 | Coca-Cola | 7,26% |
| 4 | Skol | 7,4% |
| 5 | Brahma | 6,6% |
| 6 | FIAT | 5,36% |
| 7 | Puma | 4,81% |
| 8 | Penalty | 4,39% |
| 9 | LG | 4,31% |
| 10 | Vivo | 4,19% |
Nenhum comentário:
Postar um comentário